Foto: Eduardo Ramos (Especial)
A vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oneyde de Carvalho, no Bairro Lorenzi, teve grande fila na manhã desta quinta-feira. Com a grande procura da população pela imunização, foram cerca de 500 fichas distribuídas para os moradores da região.
Como muitos aguardavam pela dose - que poderia ser tanto da primeira, segunda, ou dose reforço -, as pessoas tiverem que aguardar mais de duas horas debaixo do sol forte de mais de 30ºC, o que gerou revolta e muita reclamação. Sombra, realmente, só encontrava quem já estava prestes a se vacinar sob as duas barracas que foram montadas pelo Exército para a ação e em algumas árvores ao redor.
ESF Passo das Tropas terá turno estendido na sexta-feira para coleta de testes da Covid-19
Com a vacinação prevista até ao meio dia, ao final da manhã, poucas pessoas ainda aguardavam para receber o imunizante.
- Estava muito quente o sol, mas tivemos que esperar. Quando me vacinei com as outras duas doses também vim aqui, mas tinha menos pessoas - explica Vilma Veiga, de 68 anos, que esperou aproximadamente duas horas e meia na fila.
Conforme a equipe de saúde presente no local, inicialmente, eram 400 doses disponíveis, mas, devido a demanda, uma nova remessa com mais 100 doses foi necessária para atender a demanda.
PREFEITURA
Em nota, a prefeitura de Santa Maria destaca:
"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram aplicadas mais de 500 doses nesta quinta-feira (13), na UBS Oneyde de Carvalho. O número é o maior registrado no local durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 até agora. O Município tem conhecimento das reclamações dos moradores da comunidade e está buscando alternativas para reduzir as filas e levar mais conforto às pessoas".
*Colaborou Gabriel Marques